Todo Dia Com as Escrituras

2 Reis 14:1-16 (leia aqui)

Amazias, filho de Joás, sobre ao trono de Judá ao mesmo tempo que Jeoás ocupa o trono de Israel. Notamos mais uma vez a boa influência de uma mãe que pertence ao povo de Deus (v. 2).

Boas coisas são ditas a respeito do novo rei, em particular no que se refere à obediência à Palavra de Deus (v. 6; Deuteronômio 24:16). “Ainda que não como Davi, seu pai” (v. 3), relembrando o exemplo de nosso amado rei.

O ponto de comparação é sempre Jesus, o perfeito exemplo. Somos exortados na primeira epístola de João a retornar ao “que era desde o princípio”. São as primeiras palavras dessa carta! E quais são as últimas? “Filhinhos, guardai-vos dos ídolos.” O segundo livro de Crônicas (25:14) nos diz que, no começo de seu reinado, Amazias trouxe consigo da batalha os ídolos dos edomitas e os adorou. Que ingratidão para com o Senhor, que havia dado a vitória sobre aquele mesmo povo! Uma amarga derrota diante de Jeoás, rei de Israel, foi a conseqüência da idolatria e do orgulho de Amazias, que o próprio Jeoás detectara (v. 10). Se atribuímos a nós mesmos o mérito das vitórias que conquistamos, Deus permitirá que percamos a próxima batalha para nos ensinar que temos de confiar somente nEle.

Outros devocionais

Fale ConoscoQuem SomosTermos de usoPrivacidade e Segurança