Brasil dificulta nomeação do embaixador de Israel

Arno Froese - 20/01/2016

A nomeação de Dani Dayan (foto) como embaixador de Israel para o Brasil pode provocar uma grave crise entre os dois países, como o governo brasileiro tem retido a aprovação da nomeação por mais de quatro meses, e até deu a entender que não tem interesse em ter um ex-líder colono como enviado de Israel à sua capital.

Times of Israel informou que o Brasil não tem a intenção de concordar por escrito com a nomeação de Dayan, sem o que o processo de nomeação não pode seguir adiante. Um alto funcionário brasileiro disse ao Times que o Brasil não vai rejeitar formalmente a nomeação, mas está esperando Jerusalém "entender o recado."

O funcionário acrescentou que a oposição do Brasil à nomeação decorre de altos cargos ocupados por Dayan no passado no Conselho Yesha, principal órgão de representação dos assentamentos israelenses, e do fato de que Israel só notificou o Brasil sobre a nomeação depois de formalmente anunciá-lo à imprensa.

A rejeição da nomeação de Dayan pode causar uma grave crise entre os dois países. Altos funcionários do Ministério das Relações Exteriores disseram que, tanto quanto sabem, o Brasil nunca recusou uma nomeação de um embaixador estrangeiro — www.haaretz.com, 18 de dezembro, 2015

O Brasil é o terceiro maior país das Américas. Além disso, o Brasil é o maior país católico do mundo. Esta nação tornou-se um poder significativo durante as últimas décadas. O Brasil é membro das nações BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China, África do Sul), um contrapeso para o mundo europeu (ocidental).

Para o Brasil, questionar a aceitação de um embaixador nomeado devido a problemas com assentamentos é o epítome da hipocrisia. Por quê? Porque não só o Brasil, mas também todos os 35 países do continente americano (Norte e Sul) foram estabelecidos pela força.

O que tudo isso significa? As nações do mundo vão condenar a si mesmas por suas ações em relação a Israel. As fronteiras de Israel são garantidas pelo Criador do céu e da terra, o Deus de Israel. — Arno Froese — Beth-Shalom.com.br

Arno Froese é o Diretor-Executivo da Obra Missionária Chamada da Meia-Noite nos Estados Unidos. Ele é autor de diversos livros de ampla repercussão. Participou de várias conferências proféticas nos EUA, Canadá, Israel e Brasil. Suas extensas viagens contribuíram para sua aguçada percepção da Profecia Bíblica sob uma perspectiva internacional.

Veja artigos do autor

As opiniões expressas nos artigos assinados são de responsabilidade dos seus autores.

Fale ConoscoQuem SomosTermos de usoPrivacidade e Segurança